O Muftī da Arábia Saudita, Shaykh ‘Abdul-‘Azīz Āl Ash–Shaykh (hafiẓahullāh) deu algum conselho sobre a oração do ‘Īd durante o período de isolamento social (lockdown) e toques de recolher impedindo as pessoas de fazer a oração do ‘Īd em uma área aberta ou nas mesquitas.
Ele disse que, quanto à oração do ‘Īd, se a situação atual continuar e não for possível estabelecer a oração nas Muṣallāt (os locais abertos designados para as orações do ‘Īd) ou mesquitas designadas, então na verdade a oração deve ser feita em casa e sem khuṭbah (sermão) depois dela.
Isso é porque, se é recomendado para aquele que perde a oração do ‘Īd com o Imām que ele a refaça*, então é mais válido (ou ainda mais) que o estabelecimento da oração seja legislado para aqueles em que a oração não está sendo estabelecida nos seus países. Isso porque o estabelecimento de um rito islâmico deve ser cumprido de acordo com a capacidade da pessoa.
Sítio oficial do Governo da Arábia Saudita – 17/04/2020
* Há uma diferença de opinião em relação a isso, no entanto essa é a posição do Shaykh (hafiẓahullāh).
Nota do tradutor à língua portuguesa: Essa posição (de se refazer a oração caso não se consiga rezar com o Imām) foi tomada pelos Imāms Mālik, Ash–Shāfi’ī, Aḥmad, An-Nakha’ī e outros, baseado no ḥadīth em que o Profeta (ﷺ) disse:
Quando vierdes à oração, então andem [e não corram] – vós deveis ter tranquilidade e compostura. Então o que vós pegardes, então rezai e o que vós perderdes, então completai.
E o que foi relatado de Anas (رضي الله عنه) que:
Se ele perdesse a oração do ‘Īd com o Imām, ele juntava sua família e seus serventes. Depois, ‘Abdullāh bin Abī ‘Utbah, seu servente, estabelecia a oração (liderando-a) em duas rak’at e fazia o takbīr nelas duas.
Vide “Fatāwā al-Lajnat ad-Dā.imat lil-Buhuth al-‘Ilmīyah wal-Iftā.”, vol. 8, págs. 305-306, fatwā nº 2328.
Tradução: Yahyā Simões
Texto original: https://salaficentre.com/2020/05/eid-prayer-during-the-lockdown-and-curfews-shaykh-abdul-aziz-aal-ash-shaykh/
Traduzido originalmente por: Abu Aa’isha Amjad