Mundo Muçulmano Em Crise: Quando Chegará a Ajuda de Allāh?

Em verdade, todo louvor é devido a Allāh, nós O louvamos, buscamos Sua ajuda e perdão. Buscamos refúgio em Allāh do mal de nossas próprias almas e de nossas más ações. Quem quer que Allāh guie não será desviado e quem Ele desencaminha, ninguém pode guiar. Presto testemunho de que ninguém tem o direito de ser adorado, exceto Allāh, sozinho, sem parceiro ou associado e que Muḥammad ﷺ é Seu sevo e Seu Mensageiro. Para prosseguir:

Estamos vivendo em tempos extremamente difíceis e os muçulmanos precisam entender que Allāh só ajudará os crentes quando eles se voltarem para Ele em obediência, buscando Sua ajuda e Seu perdão. Se continuarem a resistir, Allāh continuará a humilhá-los.

Preste atenção a este ḥadīth de Ibn ‘Umar, que Allāh esteja satisfeito com ele, que narrou que o Profeta ﷺ disse:

إِذَا تَبَايَعْتُمْ بِالْعِينَةِ وَأَخَذْتُمْ أَذْنَابَ الْبَقَرِ وَرَضِيتُمْ بِالزَّرْعِ وَتَرَكْتُمُ الْجِهَادَ سَلَّطَ اللَّهُ عَلَيْكُمْ ذُلاًّ لاَ يَنْزِعُهُ حَتَّى تَرْجِعُوا إِلَى دِينِكُمْ

“Quando você participa da usura, se apega às caudas dos gados, fica satisfeito com o cultivo e abandona a jihād, Allāh enviará sobre você a humilhação e Ele não a removerá até que você retorne à sua religião.”[1]

Neste ḥadīth, podemos ver o que provoca a humilhação de Allāh sobre os muçulmanos. Vemos também a cura, que é voltar à religião tal como era praticada no tempo do Profeta ﷺ. Quanto ao Jihād e seus tipos, então o Imām Abdur-Rahmān As-Sa’di, que a misericórdia de Allāh esteja com ele, declarou em seu discurso surpreendente:

“A jihād é de dois tipos: Em primeiro lugar, a jihād pela qual se pretende a retificação dos muçulmanos, a retificação da sua ‘aqīdah (crença), dos seus modos e conduta e de todos os seus assuntos religiosos e mundanos. E da mesma forma o seu cultivo em termos de conhecimento e ação. Este tipo de jihād é a base da jihād e sua espinha dorsal. E sobre isto é construído o segundo tipo de jihād e a intenção desta jihād é repelir aqueles que transgridem o Islām e os muçulmanos, dentre os incrédulos, os hipócritas, os hereges e o resto dos inimigos do Islām e seus opositores.”[2]

Al-Imām Ibnul-Qayyim, que a misericórdia de Allāh esteja com ele, declarou:

“A jihād com evidências e discurso tem precedência sobre a jihād com espada, flechas e pontas de lança.”[3]

Lutar contra a corrupção que apareceu nas crenças do povo exige precedência sobre a luta contra os não-crentes. Isso ocorre porque Allāh ajudará os crentes com base em sua adoração somente a Ele, em seu īmān Nele e em sua obediência a Allāh e Seu Mensageiro ﷺ. E recompensas e bênçãos são concedidas por Allāh àqueles que as merecem e são removidas devido a crenças corruptas, desobediência e pecados – e Allāh não acabará com a humilhação que os muçulmanos estão sofrendo e devolverá Suas bênçãos a menos que as pessoas retornem ao Islām e à Sunnah. Allāh, o Altíssimo, declarou:

إِنَّ ٱللَّهَ لَا يُغَيِّرُ مَا بِقَوْمٍ حَتَّىٰ يُغَيِّرُوا۟ مَا بِأَنفُسِهِمْ ۗ وَإِذَآ أَرَادَ ٱللَّهُ بِقَوْمٍۢ سُوٓءًۭا فَلَا مَرَدَّ لَهُۥ ۚ وَمَا لَهُم مِّن دُونِهِۦ مِن وَالٍ ١١

﴾Por certo, Allāh não mudará a condição de um povo tem até que este haja mudado o que há em si mesmo. E, quando Allāh deseja um mal a um povo, não há revogador disso, e não terão, além d’Ele, protetor algum﴿ [Ar-Ra’d (13): 11]

O Mensageiro de Allāh ﷺ nos ensinou todos os assuntos religiosos e como lidar com as provações e tribulações. Abu Dharr, que Allāh esteja satisfeito com ele, disse:

تركنا رسول الله صلى الله عليه وسلم وما طائر يقلب جناحيه في الهواء إلا وهو يذكرنا منه علما

“O Mensageiro de Allāh ﷺ nos deixou e não houve um pássaro que batesse as asas no ar, exceto que ele nos deu algum conhecimento sobre isso.” Então ele narrou que o Profeta ﷺ disse:

ما بقي شيء يقرب من الجنة ويباعد من النار إلا بين لكم

“Não resta nata que aproxime alguém do Jannah ou distancie alguém do Fogo, exceto que tenha sido explicado a você.”[4]

É inconcebível para um muçulmano imaginar que o Mensageiro ensinaria à sua Ummah os mínimos detalhes de tahārah e ‘ibādah, mas ele nos deixou sem orientação sobre a opressão nas mãos dos incrédulos antes da Hora! Esta religião foi completada e aperfeiçoada e Allāh nos mostrou o Caminho Reto. Ele não nos deixou decidir por nós mesmos os meios de retificação. É por isso que apenas retificaremos a questão retornando ao caminho dos Salaf, assim como o Imām Mālik bin Anas (falecido em 179H), que a misericórdia de Allāh esteja com ele, declarou:

لن يَصلُحَ آخرُ هذه الأمة إلا بما صَلَح به أولها فما لم يكن يومئذٍ دينًا لا يكون اليوم دينًا

“A última parte desta Ummah nunca será retificada, exceto por aquela que retificou a sua primeira parte. Portanto, tudo o que não era religião naquele dia não pode ser religião hoje.” [5]

Allāh e Seu Mensageiro não nos guiaram para manifestações, marchas de rua, agitações de cartazes, greves de fome e protestos como forma de retificação! São meios inovadores (emprestados dos incrédulos) e quem deles participa não recebe recompensa; eles são rejeitados por Allāh e ganham Seu desagrado. O Profeta ﷺ disse:

“Quem inovar neste nosso assunto, aquilo que não provém dele, será rejeitado.” E ele ﷺ disse:

“Quem praticar uma ação que não seja deste nosso assunto, será rejeitado.” [Al-Bukhārī e Muslim]

Estas manifestações e marchas de rua não são do Islām – são inovações na religião, desviada e equivocada.

Os muçulmanos são julgados com suas famílias, suas vidas, seus filhos, com expulsão, medo extremo e restrição de vida. Allāh, o Altíssimo, declarou:

إِذْ جَآءُوكُم مِّن فَوْقِكُمْ وَمِنْ أَسْفَلَ مِنكُمْ وَإِذْ زَاغَتِ ٱلْأَبْصَـٰرُ وَبَلَغَتِ ٱلْقُلُوبُ ٱلْحَنَاجِرَ وَتَظُنُّونَ بِٱللَّهِ ٱلظُّنُونَا۠ ١٠
هُنَالِكَ ٱبْتُلِىَ ٱلْمُؤْمِنُونَ وَزُلْزِلُوا۟ زِلْزَالًۭا شَدِيدًۭا ١١

﴾Quando eles vos chegaram, por cima de vós e por baixo de vós e quando as vistas se vos desviaram de terror e os corações vos chegaram às gargantas e pensastes, acerca de Allāh, pensamentos vários, aí, então, os crentes foram postos à prova e estremecidos por veemente estremecimento﴿ [Al-Ahzāb (33): 10-11]

Allāh, o Altíssimo, nos informou que enquanto formos pacientes e seguirmos as orientações, mostrarmos obediência a Allāh e ao Seu Mensageiro ﷺ a ajuda de Allāh certamente virá:

أَمْ حَسِبْتُمْ أَن تَدْخُلُوا۟ ٱلْجَنَّةَ وَلَمَّا يَأْتِكُم مَّثَلُ ٱلَّذِينَ خَلَوْا۟ مِن قَبْلِكُم ۖ مَّسَّتْهُمُ ٱلْبَأْسَآءُ وَٱلضَّرَّآءُ وَزُلْزِلُوا۟ حَتَّىٰ يَقُولَ ٱلرَّسُولُ وَٱلَّذِينَ ءَامَنُوا۟ مَعَهُۥ مَتَىٰ نَصْرُ ٱللَّهِ ۗ أَلَآ إِنَّ نَصْرَ ٱللَّهِ قَرِيبٌۭ ٢١٤

﴾Ou supondes entrarei no Paraíso, enquanto ainda não chegaram a vós provações iguais às dos que foram antes de vós? A adversidade e o infortúnio tocaram-nos e foram estremecidos a tal ponto que o profeta e os que creram com ele disseram: “Quando chegará o socorro de Allāh” Ora, por certo, o socorro de Allāh está próximo﴿ [Al-Baqarah (2): 214]

Al-Baghawī disse em seu Tafsīr:

“Quando o Mensageiro de Allāh ﷺ e seus Companheiros chegaram a Madinah, os danos que encontraram foram graves nas mãos dos mushrikīn – e os crentes foram forçados a deixar Makkah sem suas riquezas, eles tiveram que abandonar suas casas e bens dando preferência ao prazer de Allāh e Seu Mensageiro ﷺ. Então os judeus de Madinah manifestaram a sua inimizade pelo Mensageiro de Allāh ﷺ, enquanto os hipócritas mantiveram a sua inimizade escondida, então Allāh revelou este versículo como conforto para os seus corações.”

Ibn Kathīr disse:

“Allāh disse: ﴾E foram estremecidos a tal ponto…﴿ Significado: Por medo de seus inimigos, eles foram severamente abalados e foram testados com um teste poderoso como ocorre no ḥadīth de Khabbāb ibn Aratt, que Allāh esteja satisfeito com ele, que disse:

شَكَوْنَا إِلَى رَسُولِ اللَّهِ صلى الله عليه وسلم وَهْوَ مُتَوَسِّدٌ بُرْدَةً لَهُ فِي ظِلِّ الْكَعْبَةِ قُلْنَا لَهُ أَلاَ تَسْتَنْصِرُ لَنَا أَلاَ تَدْعُو اللَّهَ لَنَا قَالَ  كَانَ الرَّجُلُ فِيمَنْ قَبْلَكُمْ يُحْفَرُ لَهُ فِي الأَرْضِ فَيُجْعَلُ فِيهِ فَيُجَاءُ بِالْمِنْشَارِ فَيُوضَعُ عَلَى رَأْسِهِ فَيُشَقُّ بِاثْنَتَيْنِ وَمَا يَصُدُّهُ ذَلِكَ عَنْ دِينِهِ وَيُمْشَطُ بِأَمْشَاطِ الْحَدِيدِ مَا دُونَ لَحْمِهِ مِنْ عَظْمٍ أَوْ عَصَبٍ وَمَا يَصُدُّهُ ذَلِكَ عَنْ دِينِهِ وَاللَّهِ لَيُتِمَّنَّ هَذَا الأَمْرَ حَتَّى يَسِيرَ الرَّاكِبُ مِنْ صَنْعَاءَ إِلَى حَضْرَمَوْتَ لاَ يَخَافُ إِلاَّ اللَّهَ أَوِ الذِّئْبَ عَلَى غَنَمِهِ وَلَكِنَّكُمْ تَسْتَعْجِلُونَ

“Queixamo-nos ao Mensageiro de Allāh ﷺ da perseguição enquanto ele estava sentado à sobra da Ka’ba, reclinado sobre o seu manto. Nós lhe dissemos: ‘Você não buscará a ajuda de Allāh para nós? Você não invocará Allāh por nós?’ Ele ﷺ respondeu: ‘Entre as nações antes de vocês, um homem seria trazido e colocado em uma vala que foi cavada por ele. Uma serra seria colocada sobre sua cabeça e ele seria cortado em dois pedaços, mas isso não o faria desistir de sua religião. O corpo de um homem seria raspado com pentes de ferro que removeriam a carne e as veias de seus ossos, mas isso ainda não o faria abandonar sua religião. Por Allāh, esta religião prevalecerá até que um homem viaje de San’ā para Hadramaut e ele não temerá exceto Allāh, ou que um lobo arrebate suas ovelhas. Mas vocês são povo precipitado.’[6]

Este foi um período em que Allāh testou os crentes com severas dificuldades e então eles buscaram orientação do Mensageiro de Allāh.

Portanto, “não podemos colocar a carroça na frente dos bois”! Queremos a ajuda de Allāh, queremos que Ele nos salve e derrote os inimigos que nos atacam dia e noite enquanto nos opomos ao Livro e à Sunnah, violamos a ‘aqīdah do Ahlus-Sunnah, contradizemos o Mensageiro e nos opomos ao caminho dos Companheiros. Este não é o caminho da salvação, como disse o poeta: “Você procura a salvação, mas não segue o seu caminho – na verdade, um navio não navega em terra firme!” Opor-se à Sunnah do Mensageiro ﷺ e chafurdar em bid’ah e pecados não traz vitória, mas sim punição e humilhação de Allāh:

وَمَن يُشَاقِقِ ٱلرَّسُولَ مِنۢ بَعْدِ مَا تَبَيَّنَ لَهُ ٱلْهُدَىٰ وَيَتَّبِعْ غَيْرَ سَبِيلِ ٱلْمُؤْمِنِينَ نُوَلِّهِۦ مَا تَوَلَّىٰ وَنُصْلِهِۦ جَهَنَّمَ ۖ وَسَآءَتْ مَصِيرًا ١١٥

﴾E a quem discorda do Mensageiro, após haver-se tornado evidente, para ele o caminho direito e segue caminho outro que não o dos crentes, abandoná-lo-emos no caminho que escolheu e fá-lo-emos entrar no Inferno. E que vil destino! ﴿ [An-Nisā’ (4): 115]

A história da batalha de Uhud contém uma grande lição para os muçulmanos que buscam a ajuda de Allāh e se perguntam por que estão hoje num estado de fraqueza e humilhação. O Mensageiro ﷺ preparou e organizou seus Companheiros para a batalha que estava por vir. Eram cinquenta cavaleiros e cinquenta arqueiros. Ele ordenou aos arqueiros que não deveriam sair de suas posições no pequeno afloramento da montanha e que deveriam proteger as costas dos muçulmanos contra qualquer ataque vindo de sua direção.

Al-Barā’ bin ‘Āzib, que Allāh esteja satisfeito com ele, disse: “No dia da baralha de Uhud, o Mensageiro de Allāh ﷺ nomeou Abdullāh bin Jubair, que Allāh esteja satisfeito com ele, como o comandante dos arqueiros que eram em número de cinquenta. O Mensageiro ﷺ disse: ‘Mesmo que você veja que os pássaros estão nos atacando, não saia deste seu lugar até que eu mande chamá-lo e se você perceber que derrotamos o inimigo e os pisou, não se mova até que eu mande chama-lo.’”

Al-Barā’ continuou: “Então, Allāh os derrotou, e eu juro por Allāh, vi mulheres fugindo para a montanha. Os arqueiros com Abdullāh bin Jubair disseram: ‘Os despojos de guerra nos aguardam e seus Companheiros são vitoriosos, então o que vocês estão esperando?’ Abdullāh bin Jubair disse: ‘Você esqueceu o que o Mensageiro de Allāh ﷺ lhe disse?’ eles disseram: ‘Por Allāh, nos juntaremos ao povo e tomaremos os despojos da guerra. Então eles desceram para se juntar ao povo. Seus rostos se desviaram de suas posições e eles foram derrotados.’” [Abu Dawūd, n° 2662]

Aqui, temos alguns dos Companheiros do Mensageiro de Allāh ﷺ que tomaram a decisão de deixar seus postos pensando que os pagãos foram derrotados e não retornariam. No entanto, ao deixarem seus postos, eles desobedeceram ao Mensageiro ﷺ. Então o cavaleiro dos pagãos, com Khalid bin Walīd à frente, atacou e encontrou a lacuna desprotegida pelos arqueiros – eles passaram e foram capazes de atacar os crentes. Então, tudo o que Allāh quis que acontecesse aconteceu e setenta dos crentes foram martirizados.

Após a baralha, os crentes procuraram uma explicação para a sua derrota. A Batalha de Badr, eles venceram com menos número e armas. Então Allāh, o Altíssimo, informou-lhes o motivo:

أَوَلَمَّا أَصَابَتْكُم مُّصِيبَةٌ قَدْ أَصَبْتُم مِّثْلَيْهَا قُلْتُمْ أَنَّىٰ هَٰذَا ۖ قُلْ هُوَ مِنْ عِندِ أَنفُسِكُمْ ۗ إِنَّ اللَّهَ عَلَىٰ كُلِّ شَيْءٍ قَدِيرٌ

﴾Que cousa! Quando uma desgraça vos alcançou, e que, com efeito, vos infligistes, em dobro, ao inimigo, dissestes: “De onde vem isso?” Dize: “Isso vem de vós mesmos!” Por certo, Allāh, sobre todas as cousas, é Onipotente﴿ [Āli ‘Imrān (3): 165]

Ibn Sa’d, que a misericórdia de Allāh esteja com ele, afirmou[7] que Abdullāh bin Jubair advertiu os arqueiros – no entanto, eles desobedeceram e partiram e apenas dez permaneceram com ele. Então Khalid bin Walīd (que era politeísta na época) viu que a defesa da colina havia sido abandonada, então ele foi até o lugar dos arqueiros e atacou os que restaram. Os arqueiros restantes defenderam com flechas até serem mortos. Abdullāh bin Jubair, que Allāh esteja satisfeito com ele, disparou suas flechas até terminarem. Então ele lutou com sua lança até quebrar, depois quebrou a bainha de sua espada e lutou contra eles até ser martirizado, que Allāh esteja satisfeito com ele.

Ibn Al-Qayyim, que a misericórdia de Allāh esteja com ele, mencionou que um dos pontos de sabedoria adquiridos na Batalha de Uhud é:

“O reconhecimento das más consequências dos pecados, fraqueza de resolução e disputa – e o que aconteceu com eles foi um resultado disso… Então, quando eles experimentaram o castigo (e a derrota) devido à sua desobediência ao Mensageiro ﷺ, que disputa e perda de coragem – depois disso eles se tornaram os mais cautelosos, alertas e atentos às causas que levam ao abandono [por Allāh].”[8] Então Allāh os perdoou e eles aprenderam uma lição poderosa. Allāh revelou sessenta versículos na Surah Āli ‘Imrān sobre a batalha que servem como lição, advertência e lembrete para os verdadeiros crentes.

Setenta entre os Companheiros foram martirizados na Batalha de Uhud. Na Batalha de Badr, o Profeta ﷺ e seus Companheiros, que Allāh esteja satisfeito com eles, infligiram um ataque que foi duas vezes maior: cento e quarenta baixas. Setenta pagãos foram feitos prisioneiros e setenta foram mortos. É por isso que Allāh declarou no versículo acima: “Embora você tenha atingido o inimigo [na Batalha de Badr] com uma vitória duas vezes maior.” Por esta razão, Abu Sufyan (um líder dos pagãos na época) disse no final da Batalha de Uhud: “Este é um dia [de vingança] pela derrota no dia de Badr – e a questão da guerra é ainda indeciso.” [Veja Al-Bukhārī, n° 3986]

Portanto, isso prova que a vitória foi tirada dos muçulmanos devido à desobediência a Allāh e ao Seu Mensageiro ﷺ.

Então, o que a Ummah Muçulmana espera em nossos tempos? Muitos muçulmanos oprimem os outros sem se importar, enganam uns aos outros e se envolvem em pecados graves, como fornicação e conduta sexual obscena, mentira, roubo, consumo de álcool, jogos de azar e calúnia – depois há muçulmanos que lidam com interesses (ribā), veem pornografia, mulheres que descartam o ḥijāb, ouvem música, são viciadas em filmes e programas de TV – elas rompem os laços de parentesco, traem seus cônjuges e a lista continua!

Eles realmente acreditam que Allāh lhes dará a vitória e acabará com seu estado de humilhação enquanto estiverem neste estado? Ainda pior do que estes pecados é o fato de muitos milhões de muçulmanos nos nossos tempos nem sequer conhecerem a ‘aqīdah (crença) correta, que é o próprio fundamento da religião, eles não a estudam e a maioria daqueles que “praticam a religião” estão arraigados em suas crenças sectárias em oposição ao Alcorão, à Sunnah e à Metodologia dos Companheiros!

Há milhões nesta Ummah que invocam os mortos em seus túmulos e estão envolvidos em todos os tipos de práticas inovadoras – desde a celebração do aniversário do Profeta ﷺ até a construção de santuários sobre os túmulos, invocando os mortos e visitantes adivinhos e astrólogos! Neste estado, eles realmente esperam a ajuda de Allāh?

Suas crenças e ações provocam a humilhação de Allāh e a vitória dos incrédulos sobre os muçulmanos.

Enquanto os muçulmanos se opuserem ao Alcorão, à Sunnah e à metodologia, credo e costumes dos Salaf, então as suas vidas, honra, terra e riqueza serão violadas e exploradas pelas nações que nutrem inimizade para com o Islām e os muçulmanos.

Thawbān, que Allāh esteja satisfeito com ele, narrou que o Profeta ﷺ disse:

“As nações logo se convidarão umas às outras e virão até vocês assim como alguém é convidado a banquetear-se num prato.” Alguém perguntou: “É porque seremos poucos nesse período?” Ele ﷺ respondeu: “Não, ao contrário, vocês serão muitos, mas vocês serão o flagelo como o flagelo levado sobre as águas do dilúvio – e Allāh removerá o medo que os inimigos antes tinham em seus corações, e Ele lançará fraqueza em seus corações.” Alguém perguntou: “Qual fraqueza?” Ele ﷺ respondeu: “Amor por este mundo e ódio pela morte.” [Abu Dawūd, n° 4297]

Assim, a nível individual, um muçulmano que realmente deseja o bem para si mesmo deve manter-se afastado de más companhias e reuniões pecaminosas onde Allāh é desobedecido, os Seus versículos e sinais são menosprezados e onde os desejos são seguidos. Os muçulmanos devem ordenar o bem e proibir o mal de acordo com o seu conhecimento e capacidade. A retificação começa consigo mesmo, depois com sua família, seus parentes, sua vizinhança e assim por diante – é assim que a da’wah é estabelecida. Allāh, o Altíssimo, declarou:

وَلْتَكُن مِّنكُمْ أُمَّةٌ يَدْعُونَ إِلَى الْخَيْرِ وَيَأْمُرُونَ بِالْمَعْرُوفِ وَيَنْهَوْنَ عَنِ الْمُنكَرِ ۚ وَأُولَٰئِكَ هُمُ الْمُفْلِحُونَ

﴾E que seja formada de vós uma comunidade, que convide para tudo que é bom [Islām], ordenando Al-Ma’rūf [o monoteísmo islâmico e tudo o que o Islām ordena] e coibindo Al-Munkar [politeísmo, descrença e tudo o que o Islām proíbe]. E esse são os bem sucedidos﴿ [Āli ‘Imrān (3): 104]

Alguns versículos depois, Allāh informou aos Companheiros (e aqueles que realmente os seguem) das boas-novas:

وَلْتَكُن مِّنكُمْ أُمَّةٌ يَدْعُونَ إِلَى الْخَيْرِ وَيَأْمُرُونَ بِالْمَعْرُوفِ وَيَنْهَوْنَ عَنِ الْمُنكَرِ ۚ وَأُولَٰئِكَ هُمُ الْمُفْلِحُونَ

﴾Sois a melhor comunidade que se fez sair para a humanidade: ordenais Al-Ma’rūf, coíbes al-Munkar e credes em Allāh. E se os seguidores do Livro cressem, ser-lhes-ia melhor. Dentre eles, há os crentes, mas sua maioria é Al-Fāsiqūn [desobedientes a Allāh – e rebeldes contra o Comando de Allāh]﴿ [Āli ‘Imrān (3): 110]

Estas são as pessoas da Sunnah, as pessoas do Ḥadīth, os Retificadores de todas as épocas. E eles são os Jamā’ah e também aqueles que os seguem precisamente na crença e na adoração em cada geração. O Profeta ﷺ disse:

لَيَأْتِيَنَّ عَلَى أُمَّتِي مَا أَتَى عَلَى بَنِي إِسْرَائِيلَ حَذْوَ النَّعْلِ بِالنَّعْلِ حَتَّى إِنْ كَانَ مِنْهُمْ مَنْ أَتَى أُمَّهُ عَلاَنِيَةً لَكَانَ فِي أُمَّتِي مَنْ يَصْنَعُ ذَلِكَ وَإِنَّ بَنِي إِسْرَائِيلَ تَفَرَّقَتْ عَلَى ثِنْتَيْنِ وَسَبْعِينَ مِلَّةً وَتَفْتَرِقُ أُمَّتِي عَلَى ثَلاَثٍ وَسَبْعِينَ مِلَّةً كُلُّهُمْ فِي النَّارِ إِلاَّ مِلَّةً وَاحِدَةً قَالُوا وَمَنْ هِيَ يَا رَسُولَ اللَّهِ قَالَ مَا أَنَا عَلَيْهِ وَأَصْحَابِي

“O que aconteceu aos Filhos de Israel acontecerá à minha Ummah, passo a passo, de modo que se um deles tivesse relações sexuais com sua mãe abertamente, então haveria alguém da minha Ummah que faria o mesmo!”

Os Filhos de Israel se dividiram em setenta e duas seitas, e minha Ummah se dividirá em setenta e três seitas. Todos eles estão no Fogo, exceto um.” Eles perguntaram: “E qual é, ó Mensageiro de Allāh?” Ele ﷺ respondeu: “Aquilo em que estou e meus Companheiros.”[9]

Eles são o Grupo Auxiliado (At-Tā’ifah Al-Mansūrah), aparente e manifesto em cada geração, tal como o Profeta ﷺ declarou:

 لاَ تَزَالُ طَائِفَةٌ مِنْ أُمَّتِي قَائِمَةً بِأَمْرِ اللَّهِ لاَ يَضُرُّهُمْ مَنْ خَذَلَهُمْ أَوْ خَالَفَهُمْ حَتَّى يَأْتِيَ أَمْرُ اللَّهِ وَهُمْ ظَاهِرُونَ عَلَى النَّاسِ

“Não deixará de haver um grupo da minha Ummah obediente às ordens de Allāh. Eles não são prejudicados por aqueles que os traem ou por aqueles que se opõem a eles. Eles permanecerão como tais até que o Decreto de Allāh chegue [perto da Hora], e eles se manifestarão sobre o povo.” [Muslim, n° 1037]

E esse é o caminho que Fudayl ibn ‘Iyād (falecido em 187 AH, que a misericórdia de Allāh esteja com ele) se referiu em suas palavras:

“Mantenha-se no caminho da orientação, mesmo que apenas alguns o percorram. E evite o caminho da ruína, mesmo que muitos pereçam nele.”[10]


Texto original: https://abukhadeejah.com/muslim-world-in-crisis-when-will-the-aid-of-allah-come/#_ftn2

Escrito por: Abu Khadeejah Abdul-Wahid

Traduzido para o português por: ‘Aishah bint Humberto Barletta


[1] Abu Dāwūd, n° 3462. Declarado sahīh por Al-Albānī, veja As-Sahīhah, n° 11.

[2] Wujūb at-Ta’āwun baynal-Muslimīn, págs. 7-8.

[3] Sharh An-Nūnuyyah de Al-Harrās (1/12) e veja Al-Jawāb As-Sahīh de Ibn Taymiyyah (1/237).

[4] At-Tabarāni em Mu’jam Al-Kabīr (2/155), Al-Haythami em Majma’ Az-Zawā’id (8/266). Declarado Sahīh por Al-Albānī em As-Silsilah as-Sahīhah, n° 1803.

[5] Esta narração é estabelecida do Imām Mālik. Qādi Iyād citou isso em Ash-Shifā (2/87-88). Ibn Taymiyyah declarou em Majmū’ al-Fatāwā (1/353, 27/118) que foi estabelecido de Mālik. Shātibi também citou isso em Al-I’tisām (1/111) com um palavreado ligeiramente diferente.

[6] Al-Bukhārī, n° 3612.

[7] At-Tabaqāt (3/476).

[8] Zād Al-Ma’ād, pág. 401;Edição Ma’assasah Ar-Risālah,  Beirute, 2009 CE/1430AH.

[9] At-Tirmidhī, n° 2642, declarado hasan por Al-Albānī.

[10] Citado por Ash-Shātibi em Al-I’tisām (1/183), An-Nawāwī em Al-Majmū (8/275) e outros.

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